domingo, 12 de abril de 2020






Fraldas descartáveis X fraldas de pano

Em meados dos anos 40 as fraldas descartáveis surgiram no mundo proporcionando aos pais mais tempo livre com seus filhos, já que as lavagens das fraldas de pano foram abolidas. Porém toda essa liberdade gera um preço: a natureza é agredida desde a sua confecção, que utiliza recursos naturais tal como árvores, petróleo e água, até seu descarte, pois uma fralda descartável demora até 600 anos para se decompor.  Além disso, o uso de produtos químicos em sua composição aumenta as chances de provocar alergias à pele do bebê. 
As fraldas de pano vêm ganhando espaço no cenário atual, já que o custo é bem mais baixo em comparação às descartáveis. Como são feitas de algodão, dão menos chance de desencadear alergias, dispensando o uso das pomadas para prevenir assaduras pois são mais aeradas e esquentam menos que as fraldas descartáveis. Causam menos impacto ambiental já que são reutilizáveis além disso, as modernas são feitas com material que se decompõem na natureza em até 6 meses. 
 Se conservadas adequadamente podem ser utilizadas por mais de uma criança, onerando menos ainda o seu custo no orçamento de uma família com mais de um filho.  Para tal é importante que os pais observem o seu uso. Sempre que a criança fizer xixi, retirar e colocar em um balde seco e com tampa para que possam ser acumuladas e lavadas juntas. Elas podem ficar armazenadas de 3 a 4 dias. Quando as fraldas estiverem sujas de cocô, retirar o excesso de resíduo com água e depois junte ás outras no balde. Não deixar de molho. Podem ser lavadas a mão e na máquina de lavar, porém não utilizar água com temperatura acima de 40°C. Utilizar sabão que costuma lavar as roupas do bebê. Não utilizar amaciantes, alvejantes, e retirar o excesso de sabão, pois podem ocasionar irritações na pele do bebê. O uso de pomadas contra assadura pode danificar o tecido das fraldas e, se necessário o se  uso, utilize  forro para que a pomada não entre em contato com a fralda, desaconselhando passar a ferro. Os absorventes também devem ser lavados basicamente da mesma forma que as fraldas de pano. 
Não há restrição ao seu uso e qualquer criança pode usar, desde as recém-nascidas até as maiores que ainda não desfraldaram com até 30Kg. 
As mais modernas são compostas por duas partes: a capa, parte externa que é muito semelhante às antigas calças plásticas, e o absorvente que é a parte interna da fralda que evita vazamento, retendo o xixi. 
Há no mercado grande variedade de modelos de fraldas de pano, com tamanho único com ajustes através de elásticos e botões. Acompanham o crescimento do bebê e possuem mais durabilidade.
 Há opções de estampas a serem escolhidas bem como o material externo pode ser de poliuretano laminado, algodão, soft, minky, poliamida e plush.  O seu interior pode ser algodão, soft, dry-fit, suede.
Quanto aos absorventes, os materiais podem sem de algodão, microfibra, cânhamo ou hemp, bambu, fleece, zorb, moleton

A escolha é sua!

Sem comentários:

Enviar um comentário